Fãs homenageiam Raul Seixas, que hoje completaria 66 anos

Publicado: 28 de junho de 2011 em Música, Music

Fãs homenageiam Raul Seixas, que hoje completaria 66 anos

Pedro Brandt

Publicação: 28/06/2011 11:38 Atualização: 28/06/2011 14:43

Tradicional ponto de encontro de fãs de Raul Seixas, o Bar do Kaká, na Rua Augusta, São Paulo, foi o local escolhido para a comemoração dos 30 anos do Raul Rock Club, o mais antigo e tradicional fã-clube dedicado ao cantor baiano. A festa, no domingo passado, antecipou em dois dias a data de fundação do clube: 28 de junho de 1981 — não coincidentemente, o mesmo dia e mês de nascimento do ídolo. Raul, morto em 1989, completaria 66 anos hoje.

O paulistano Sylvio Passos, hoje com 48 anos, fundou o clube aos 17, quando conheceu Raul. A relação fã-ídolo, ele conta, durou só os primeiros meses. “Depois virou amizade mesmo, brothers para toda e qualquer situação. Como digo: éramos amigos de mesas de boteco a clínicas psiquiátricas.”

Raul Seixas no palco: existem mais de 30 livros que narram a trajetória do mito anárquico da música brasileira
Raul Seixas no palco: existem mais de 30 livros que narram a trajetória do mito anárquico da música brasileira

O cantor confiou ao amigo um vasto material. Fazem parte do acervo do fã-clube manuscritos, roupas, fotografias, instrumentos musicais, diversos objetos que pertenceram a Raul e incontáveis fitas de rolo com gravações das mais diversas (muitas delas, raridades, acabaram no LP Let me sing my rockn’n’roll, organizado por Sylvio).“O Raul Rock Club sempre foi um fã-clube atípico. As atividades estão mais focadas em produções de discos, livros, eventos de porte, ações sociais e, evidentemente, com a preservação da memória do artista, visto que no Brasil pouco se faz pela memória daqueles que tiveram importância significativa para a história deste país”, define Sylvio.

Ainda que com várias sessões em construção, a versão digital do fã-clube (www.raulrockclub. com.br) continua como um dos melhores pontos de partida para quem quiser conhecer outras obras e admiradores do maluco beleza. Com a internet ficou não só mais fácil encontrar pessoas com interesses em comum, como pesquisar a trajetória de um artista. Com Raul não é diferente. Em sites de relacionamento, blogs ou revistas virtuais é possível garimpar bastante informação sobre o músico soteropolitano.

Nas livrarias e sebos também podem ser encontrados outro importante manancial de informações sobre Raulzito. Existe mais de 30 livros publicados dedicados ao cantor. Toninho Buda, autor de A paixão segundo Raul Seixas (publicação definida como uma obra de ficção, baseada em fatos reais) acredita que ainda assim o mercado carece de uma boa biografia de Raul Seixas. “Passados 22 anos de sua morte e quase 40 desde que ele começou a fazer sucesso é difícil acreditar que alguma coisa ainda não tenha sido esmiuçada em sua vida e obra. Mas os livros a seu respeito são todos muito superficiais e é impossível torná-los uma unidade coerente”, avalia.

No cinema
O músico e jornalista Ayrton Mugnani Jr., autor da biografia Eu quero cantar por cantar, acredita que, tal como acontece com Renato Russo, os Beatles, Elvis e tantos outros, sempre é possível encontrar um novo enfoque para falar de um artista. “O uso de percussão de umbanda, viola caipira, ritmos nordestinos nas músicas de Raul ainda podem ser estudados mais profundamente”, exemplifica.

O jornalista Edmundo Leite encarou o desafio de fazer um livro sobre Raul Seixas. Sua pesquisa começou em 2004 e desde então ele realizou mais de uma centena de entrevistas, no Brasil e no exterior, com pessoas que conviveram com o cantor. “A história dele é fantástica e ainda há muito a ser dito sobre o Raul. Decidi escrever a biografia justamente por considerar que a história dele ainda não está bem contada. Vários aspectos importantes de sua vida e da sua obra ainda são desconhecidos até mesmo dos fãs mais fervorosos. Sobre a criação musical, por exemplo, há muita coisa a se contar”, conta Edmundo.

Toninho Buda enxerga no filme Raul Seixas — o início, o fim e o meio, de Walter Carvalho, a possibilidade de uma biografia com novidades até para os fãs. “Eles entrevistaram pessoas que nunca haviam sido ouvidas, como Euclydes Lacerda de Almeida. Este homem, que no cotidiano tinha sido um funcionário exemplar da Petrobras, havia sido também instrutor de magia de Raul Seixas e Paulo Coelho dentro da famosa Ordo Templi Orientis, organização secreta a que eles pertenceram nos anos 1970. Euclydes nunca havia falado antes sobre o assunto, e faleceu poucos meses depois da entrevista”, conta Buda.

“É um filme que relata a história do Raul através das músicas. Tudo que ele provocou na vida é contato pelas canções”, detalha Walter Carvalho. Atualmente, o documentário está em fase de pós-produção. A expectativa é que estreie ainda no segundo semestre, provavelmente em algum festival. “O filme é uma confirmação da personalidade irreverente do Raul. Do artista libertário que ele foi e, de certa forma, ainda é. Esse é o perfil do personagem que nós pegamos”, continua o cineasta, que explica ainda que, para contar, em detalhes, da infância à morte do cantor, seria preciso seis horas (seu filme tem duas).

Para o brasiliense Humberto Martins, que se apresenta cantando músicas do ídolo como Tika Seixas, novidades sobre Raul não são tão necessárias quanto o que se sabe sobre o cantor que ainda causa encanto. “A visão dele sobre as coisas não envelheceu. Tente outra vez é atual até hoje. Ave Maria da rua para mim é uma oração.” No próximo domingo, Tika Seixas fará uma homenagem ao mestre Raul na cervejaria Kaixa D’Água, Praça da CNF, em Taguatinga Norte, a partir das 17h.

IN: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2011/06/28/interna_diversao_arte,258775/fas-homenageiam-raul-seixas-que-hoje-completaria-66-anos.shtml

About these ads
comentários
  1. Andrea disse:

    Estou homenageando meu ídolo no facebook desde a meia noite de ontem… o dia todo hj com frases dele e seus clipes! Fã muito fã! Nascí e crescí ouvindo Raul Seixas que meu pai tb é fã mesmo eu tendo 1 ano de vida qnd ele se foi! Um grande homem, uma grande historia de vida, um INTELECTUAL incompreendido pra sua época com sua visão futurista do mundo e das pessoas… Feliz Aniversário Raulzito! E parabéns por mesmo qse 22 anos após sua morte ainda estar fazendo parte da vida das pessoas, sempre com algum objetivo em cada música. Talvez estando aí junto com nosso Carpinteiro do Universo observando tudo ou então sendo um ser tão sábio e brilhante que foi, pode estar por aquí novamente esperando a hora de continuar nos passando mensagens atraves de músicas ou compositores. Obrigada!!

    Curtir

  2. Gustavo veddana disse:

    So
    Posso disser uma coisa melhor
    De todos!
    Raul Sempre Sera Raul

    Curtir

  3. Andre (MG) disse:

    Todos os dias aprendo mais ouvindo o raul, suas poesias me edificam moral e mentalmente, pois infelismente hoje só existem merda musical no mercado e me enojo ao ligar uma fm e ouvir esta porcaria de musica conteporanea. O que raulzito pensaria se estivesse conosco nos dias atuais, ao ouvir restart ou luan santana. Como eu tenho cerebro e nao saio por aí fazendo “coraçãozinho” com as maos, todos os dias ouço um cd da minha coleçao do raul, não sou saudosista pelo contrario, as cancoes de raul sao mais atuais do que as de hoje, não acredita? Então um exemplo, ouça “cambalache” de 87 e me diga se difere de alguma coisa que ocorre no brasil hoje. Quem é fã do raul e quiser ter um bate papo comigo e-mail(ava.brejo@yahoo.com.br) twitter(@andrebrejo)hoje só existem merda musical no mercado e me enojo ao ligar uma fm e ouvir esta porcaria de musica conteporanea. O que raulzito pensaria se estivesse conosco nos dias atuais, ao ouvir restart ou luan santana. Como eu tenho cerebro e nao saio por aí fazendo “coraçãozinho” com as maos, todos os dias ouço um cd da minha coleçao do raul, não sou saudosista pelo contrario, as cancoes de raul sao mais atuais do que as de hoje, não acredita? Então um exemplo, ouça “cambalache” de 87 e me diga se difere de alguma coisa que ocorre no brasil hoje. Quem é fã do raul e quiser ter um bate papo comigo e-mail(ava.brejo@yahoo.com.br) twitter(@andrebrejo)

    Curtir

  4. hemp disse:

    ………………. From http http://www.metrolyrics.com eu-conheco-bem-a-fonte-lyrics-seixas-raul.html …………………………………………

    Curtir

  5. leandro dias da silva disse:

    quando penso em raul me dar uma alegria tao grande que so de imaginar que no brasil foi revelado um grande ilustre musico apaixonado pelos segredos da vida que nao cantava pelo dinheiro mas sim de poder passar grandes menssagens e ate hoje e acredito que sempre tera fans loucos assim como eu e tantos outros so tenho 25 anos mas queria ter 60 acredito que eu e raul na mesma epoca eu seria mais feliz,,,,,,,raul vc nunca sera esquecido ……vc se tornou oq vc quiz ……..IMORTAL…parabens ….

    Curtir

  6. JULIANA disse:

    REI SEMPRE SERA REI.
    REI
    AMADO
    UNICO
    LOUCO
    SEMPRE
    ESTARA
    INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA EM NOSSSSSSSOS CORAÇOES
    INEXPLICAvel
    AMADO

    Curtir

  7. nilton de souza moraes disse:

    maricá

    Curtir

  8. nilton de souza moraes disse:

    sergio sampaio

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s