Carta Caetano Veloso sobre “Rock’n’Raul”

Publicado: 14 de junho de 2007 em Não categorizado

Carta Caetano Veloso sobre
"Rock’n’Raul"
Caro fulano de tal,

Se você de fato admira e
respeita Raul (eu o respeito
e admiro), não faz sentido considerar minha
canção
"Rock’n’Raul" como uma agressão ou ofensa à sua
memória. O que é
que faz você pensar que ali eu
demonstro desprezo pela música dele? Na
verdade,
falando na primeira pessoa do singular, eu concluo que
"minha
alegria, minha ironia é bem maior do que essa
porcaria", ou seja, que a força
irônica e vital da
música de Raul é maior do que os zés-manés e
caetanos
que comentam sua vontade de ser americano — e é maior
do que a
própria vontade de ser americano, um traço da
personalidade de Raul que ele
reiteradas vezes me
revelou, como também a Rita Lee, e que, de
resto,
esteve sempre patente em sua obra. Um traço que é
compartilhado com
muitos outros brasileiros que, no
entanto, não têm a coragem de dizê-lo assim
com todas
as letras. Além disso, a música diz: "e hoje olha os
mano",
colocando o Raul e seu culto ao rock como
precursor central do movimento do
rap brasileiro, a
meu ver uma das manifestações mais fortes da
música
popular do Brasil nesta década. O disco dos Racionais
MCs é um dos
mais sérios acontecimentos da música no
Brasil de hoje, assim como o Krig-ha
Bandolo foi um
dos mais sérios acontecimentos da música no Brasil dos
anos
70. Fui sempre amigo de Raul, nunca tive nenhuma
desavença pessoal, política
ou musical com ele. Vi o
último show dele, com Marcelo Nova, no Canecão e,
no
final, fui falar com ele, que me recebeu com carinho.
Marcelo precisava
diferenciar-se dos baianos
tropicalistas para afirmar sua viagem roqueira. E
eu
sempre achei que ele estava certo. Os tropicalistas
namoraram um tanto
com o rock no princípio, mas depois
do exílio voltaram muito para as
tradições folclóricas
locais, para o candomblé, para o baião e para
o
carnaval. Raul era do rock. Nova se identificava com
ele, não com os
"axé-babacas", como ele
inteligentemente
chamava. Acho tudo isso rico e
corajoso. Dentro desse
espírito é que homengeei Raul com uma canção de
gosto
roqueiro (sobretudo na letra desabusada), franco, sem
falso
sentimentalismo, digno dele. Ele teria gostado.
Não é uma atitude covarde.
Sem ele aqui, há mais
riscos de pessoas como você interpretarem mal o
que
ele teria entendido com clareza. Aliás, a resposta que
ele daria eu
próprio incluí na canção. É uma canção de
amor e de destruição da mesquinha
rivalidade que
alguns críticos e alguns fãs querem criar entre rock
e MPB.
Talvez você pense que se trata de desprezo
porque, como você diz, você
despreza trabalhos como o
meu e o de João Gilberto. Mas eu, definitivamente,
não
desprezo o de Raul. Ao contrário: desde seu primeiro
disco solo,
considero o que ele fez acima da maioria
do que muitos "grandes nomes" da MPB
fizeram. Eu
inclusive. É isto que minha música diz.
Bem, caro fulano de
tal, é isso. Espero encontrá-lo —
assim como a qualquer fã de Raul — em
Belo Horizonte,
quando aparecer a oportunidade de uma aprersentação
minha
aí, para aprofundarmos o diálogo.

Caetano Veloso

 
Sylvio Passos
RAUL ROCK CLUB/RAUL SEIXAS OFICIAL
FÃ-CLUBE
Caixa Postal 12.106 – Ag. Santana
São Paulo – SP – CEP: 02013-970
– BRASIL
tel/fax (11) 6948 2983
celular  (11) 8304 4568
SITE 1:
http://www.raulrockclub.com.br
SITE 2: http://groups.msn.com/KomunaRaulseixistika
SITE 3: http://www.raulrockclub.com.br/expo
SITE 4:
http://sylviopassos.multiply.com
SITE 5: http://raulrockclub.multiply.com
 
Veja o vídeo  "Meu Amigo Raul" acessando o link
abaixo.
http://www.youtube.com/watch?v=LXOXrKmrJW8
 
.
Deixe um comentário

