Entrevista Revista InterAtual – Sylvio Passos: O escolhido de Raul Seixas

Publicado: 21 de julho de 2009 em Não categorizado

 

  Por Oswaldo Coyote
Sylvio
Passos: O escolhido de Raul Seixas
 

A Revista
InterAtual
tem a honra de entrevistar e trocar uma idéia com
Sylvio Passos, para quem não sabe (o que acho difícil),
Sylvio foi amigo e conviveu com o genial Raul Seixas. Hoje é dono do
legado Raul Rock Club. Nesta entrevista concedida por
email, conta a reação do “maluco-beleza” ao saber da criação do fã-clube,
além de contar algumas passagens vividas ao lado dele e opinar sobre a
música atual alegando que atualmente há uma grande variedade de opções e
liberdade para ouvir o que se quer sem se prender à mídia de massa. Aí vai
a entrevista na íntegra.

 

Revista InterAtual:
Fale um pouco sobre o dia que você “descolou o fone” do Raulzito, e como
foi a reação dele quando você disse que queria fazer um fã clube para
ele?

Sylvio Passos:
Consegui o telefone de Raul por intermédio de um anúncio num jornal. O
Luiz Antonio, do Cavern Club (fã-clube dos Beatles), me ligou dizendo que
havia feito um entrevista com Raul sobre o encontro dele com o Lennon e me
passou o telefone da casa de Raul. Levei uns 2 ou 3 dias para criar
coragem e ligar; mas quando liguei qual não foi minha surpresa ao notar
que quem atendeu o telefone foi o próprio Raul. Ele perguntou quem estava
falando e eu falei: “É o Sylvio…”. Ele então falou: “Silvio Santos!?!?!
Eu faço seu programa.” Desfeita a confusão, Raul mostrou-se surpreso com a
informação de que eu havia fundado um fã-clube para homenageá-lo e falou:
“Rapaz, ninguém nunca fez um fã-clube pra mim. Você pode vir almoçar aqui
pra gente conversar mais sobre isso?” Imagine como me senti naquele
momento. Alguns dias depois lá estava eu na casa do Raul Seixas, almoçando
com ele, e iniciou ali uma amizade que transcendeu a relação fã-ídolo.
Nascia ali uma amizade que perdurou até o fatídico 21 de agosto de
1989.

Revista InterAtual:
Com certeza você deve lembrar de um show do Raul no colégio Objetivo em
são Paulo, ele estava “bebaço” e foi um verdadeiro show de rock, pelo que
eu vi no vídeo o Raul não conseguia terminar uma canção e a galera ia a
loucura. Gostaria de saber se você já “trocou” idéias com o Raul sobre
esse dia? E se “trocou”, relate para nós …

Sylvio Passos: Eu
estava com Raul nesse dia. Fomos para o Ginásio do Ibirapuera onde
acontecia o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo) e ficamos horas
esperando Raul ser chamado para o palco. Como demorou muito, Raul começou
a tomar várias doses de uísque Drury’s (Drury’s era tomar aquilo.).
Resultado: Quando finalmente chamaram Raul, lá fomos nós para o palco.
Raul quase não acertava os degraus da escadinha pro palco. O resto está no
vídeo que circula por aí.
Não me recordo de comentário algum de Raul
sobre essa sua apresentação.

Revista InterAtual:
Raul tinha um biótipo frágil, magrinho e parece que nunca cuidou da saúde.
Parece que ele estava mais preocupado com sua passagem pela terra, ou
seja, com as questões espirituais. Você já conversou com Raul sobre o
destino da alma e as coisas que realmente têm valor na vida? Será que dá
para contar alguma dessas conversas?

Sylvio
Passos:
Embora a maioria pense diferente, Raul era um sujeito
muito vaidoso. Eu e Raul conversávamos sobre muitas coisas. Eu tinha o meu
ponto de vista e ele o dele. Respeitávamos essas diferenças. É bom lembrar
que eu era adolescente ainda; estava formando minha visão do mundo e das
coisas do mundo.
Raul não acreditava que após a morte a alma vai pra
algum lugar. Ele não conseguia enxergar sentido, coerência alguma
nisso.

R. I.: Das mulheres que o Raul teve,
parece que a Kika foi a que mais se identificou com o poeta, compondo e cantando
junto com ele. O Raul já fez algum comentário desse tipo?

Sylvio Passos: Raul amou e amava todas
as suas 5 companheiras. Cada uma teve uma importância singular na vida dele e
ele sabia muito bem reconhecer isso.

R. I.: Das músicas em parceria com Paulo
Coelho tem alguma que o Raul tinha preferência?

Sylvio Passos: A música favorita de Raul
era A MAÇÃ. Ele dizia que ali tinha exatamente tudo aquilo que ele gostaria de
ser. Afinal, ele nunca conseguiu colocar em termos práticos o que ele cantou em
A Maçã.

R. I.: Sylvio, uma curiosidade de
cachaceiro: o Raul gostava de beber uma purinha ou com limão?

Sylvio Passos: Raul era alcoólatra,
tomava o que tinha pra tomar. Mas tinha preferência por Jack Daniels e Hi-Fi
(Vodka com suco de laranja)

R. I.: No vídeo “Meu amigo Raul” a letra
é sua e a voz é do Caverna. Adorei a frase mais do que verdadeira para muitos
fãs: “muitas vezes você Raul faz falta”. Fale um pouco sobre nós, os órfãos do
Raul, nos dias de hoje, onde a mídia só toca lixo, e bandinhas de rock que vem e
vão a todo momento. O Raul já estava prevendo isso nos anos 80, quando cantou em
alto e bom som “que é muita estrela para pouca constelação”. Você também
acredita que a música hoje em dia é uma “charrete que perdeu o
condutor”?

Sylvio Passos: Não consigo acreditar que
a música atual é uma “charrete que perdeu o condutor”. Existe muita gente boa
fazendo música de qualidade nos quatro cantos do mundo. A questão não está na
música em si; e sim nos veículos que executam músicas para as massas. Esses sim
estão mais dentro dessa idéia da charrete sem condutor. Temos a opção de ouvir o
que desejarmos. Se ficarmos nos preocupando com as coisas que não nos agradam,
com essas tendências musicais, acabamos perdendo um tempo preciso com coisas que
não nos interessam e que não temos poder algum para mudá-las. É um desgaste
completamente desnecessário focar nossas energias nessas coisas.

R. I.: Cite sete
bandas que ajudaram a fazer sua cabeça de rockeiro, levando em conta que o
rock nasceu para dizer alguma coisa, divertir e fazer as pessoas saírem do
normal: este é o espírito do rock.

Sylvio Passos: Eu
gosto de vários estilos musicais. Tenho uma coleção com quase 8 mil discos
de todas épocas e estilos. Atualmente estou ouvindo muito no meu “
i-POBRE” algumas das minhas bandas favoritas como: Drive-By Truckers,
Danko Jones, King Crimson, Frank Zappa, The Stooges, MC5, Nektar, Leonard
Cohen e um álbum maravilhoso de Louis Armstrong chamado Satchmo Plays King
Oliver que eu e Raul ouvíamos muito.

R. I.: A música
“Clínica Tobias Blues”, é um blues que eu adoro. Quero saber se realmente
existiu a Clínica Tobias? Se o Raul ficou muito tempo internado nela ou se
é só invenção de artista.

Sylvio Passos: Sim, a
Clínica Tobias existiu. Inclusive até eu estive internado lá. Várias
figuras ficaram internadas na Tobias. Era uma clínica que tinha um
tratamento diferenciado das clinicas comuns. Era todo um tratamento
baseado em antroposofia do austríaco Rudolf Steiner.

 
R. I.: Você está
organizando para maio de 2009 em São Paulo um “Festival Toca Raul”.
Poderia fazer um pequeno resumo de como é organizar um festival com tantos
artistas e bandas legais como o Nasi,Velhas Virgens, Marcelo Nova, Rick e
muitos outros?

Sylvio
Passos:
Bem, esse evento não está sendo produzido por mim. Fui
convidado pela Secretaria de Cultura e Prefeitura da cidade de São Paulo
para fazer uma pré-produção e a Direção Artística de um palco dedicado ao
Raul dentro do evento anual que acontece aqui em Sampa chamado VIRADA
CULTURAL
[www.viradacultural.org
]. É um evento gratuito com duração de 24 horas
ininterruptas. Vem gente de todos os lugares do Brasil e do mundo pra essa
festa que com toda certeza é o maior evento artístico-cultural do Brasil,
talvez da America da Sul.

Seguem abaixo links e endereços eletrônicos
do Raul Rock Club. Agradecemos a gentileza do Sylvio em conceder esta
entrevista.

Site: http://www.raulseixas.org  
e-mail:
raulrockclub@raulseixas.org
Blog:
http://sylviopassos.blogspot.com

LiveSpaces:
http://sylviopassos.spaces.live.com

YouTube:
http://www.youtube.com/user/sylviopassos

IN: http://revistainteratual.com.br/revistas/06/musica_sylvio.html

Deixe um comentário

