O rock filosófico do mito Raul Seixas.

Publicado: 4 de outubro de 2010 em Não categorizado

Toca Raul
Descubra o rock filosófico do mito Raul Seixas por meio de uma incrível análise publicada no livro “Metamorfose Ambulante”.
Por Mário Lucena

As tais questões existenciais que ocorrem a todos em diferentes fases da vida chegaram cedo para Raulzito: “Quem eu sou? De onde venho? Para onde vou? Quem criou o mundo? Deus existe? O que acontece depois da morte?”. Em 1978, compôs “Todo mundo explica”: “Explica Freud, o padre explica, Krishna vende a explicação na livraria, Platão explica, todo mundo explica, o protestante, o zen-budismo, Brahma, Hare Krisna”. Em 1989, sintetizou tudo na frase que é o subtítulo do livro “Metamorfose Ambulante: Vida, alguma coisa acontece; morte, alguma coisa pode acontecer”. Raulzito se foi, mas sua obra permanece graças à filosofia
A filosofia tem o poder de encantar algumas pessoas. Outras se transformam. No caso de Raul Seixas, ocorreu uma verdadeira metamorfose.

No início, a nossa pesquisa focou a influência da obra de Raul Seixas na Psicologia da morte, mas logo no seu primeiro trabalho topamos com uma frase que nos remetia a Schopenhauer. Na letra da música “Trem 103” Raul diz: “Quero voltar por onde eu vim/ Fecho meus olhos ao trilho sem fim/Oh 103 não me deixes aqui…” O filósofo alemão havia dito: “Vou terminar feliz, consciente de voltar por onde vim”.
Era cedo para afirmarmos que o baiano Raul Seixas teve como parceiro o filósofo Schopenhauer. Raul nunca o citou nominalmente. Na sua obra, encontramos muito do pensamento pré-socrático. Sócrates, Platão, Sartre e Nietzsche podem ser facilmente identificados no seu trabalho, o desafio era provar a presença de Schopenhauer.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

IN: http://filosofia.uol.com.br/filosofia/ideologia-sabedoria/21/artigo179344-1.asp

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s