Dagomir Marquezi: Meus encontros com Raul Seixas

Publicado: 25 de setembro de 2011 em Música, Music

Meus encontros com Raul Seixas

Dagomir Marquezi: Meus encontros com Raul Seixas
Dagomir Marquezi: Meus encontros com Raul Seixas

Raul Seixas foi um dos mais criativos e livres artistas de toda a história da música brasileira. Infelizmente sua genialidade foi ofuscada pela caricatura tosca de “maluco beleza”. Nunca vai ter o reconhecimento “oficial” que se dedica aos medalhões mais bem comportados da MPB. Raul era incontrolável. Impossível de se rotular.

Tive dois encontros pessoais com Raul Seixas, os dois muito tristes e frustrantes. Mas nada que abalasse minha profunda admiração pela sua arte e sua visão de mundo. Ele se foi aos 44 anos. Mas sua obra, rica, sólida e surpreendente ficou como herança. Nesses tempos de tanto conformismo e mediocridade, o espectro de Raul está mais presente do que nunca. É o que sinto neste terceiro encontro.

Dagomir Marquezi
Escritor, roteirista e jornalista
São Paulo SP
Brasil
IN: http://dagomir.blogspot.com/2011/09/meus-encontros-com-raul-seixas.html

Ricardo Soares: EU E RAUL SEIXAS
Troquei o protetor de tela do meu computadorzão. Saiu uma linda imagem de pássaros no Pantanal num pôr de sol, captada pelo diretor de fotografia Cleumo Segond para meu documentário “Paraísos Possíveis”. Entrou agora essa bela foto de Raul Seixas cujo autor desconheço mas que quem souber me avise pra dar crédito. O motivo para a troca ? Simples e perdão pelo trocadilho óbvio. Quis meu destino de metamorfose ambulante que eu fosse colocado no olho do furacão de um projeto muito legal que é a realização de um livro de arte sobre Raul Seixas que esperamos ver lançado ainda nesse ano de 2011. Não estou autorizado a dizer ainda quem é nosso financiador mas todos saberão em breve.
O que posso dizer é que nesse sábado demos início(eu e o fotografo Juvenal Pereira) ao chamado trabalho de campo com longa visita e várias entrevistas na lendária Galeria do Rock ,centro velho de São Paulo,tantas vezes visitada por Raul. Como diz meu amigo Dagomir Marquezi (que também está no projeto junto com o diretor de arte Yves Filho)o autor de Gita “foi um dos mais criativos e livres artistas de toda a história da música brasileira. Infelizmente sua genialidade foi ofuscada pela caricatura tosca de “maluco beleza”. Nunca vai ter o reconhecimento “oficial” que se dedica aos medalhões mais bem comportados da MPB. Raul era incontrolável. Impossível de se rotular”.
Como o Dagô tive dois encontros pessoais com Raul Seixas. Aliás três se for contar uma tarde inteira que passei ao lado do seu caixão em 1989 quando ele era velado no Palácio das Convenções do Anhembi e eu cobria a “festa” para a Tv Cultura.Mas isso eu vou contar no livro,já que minhas memórias daquele dia permanecem vivas. Não preciso nem dizer que é um privilégio em tempos tão bicudos ser encarregado para esse serviço.Hoje Raul nos provou que veio para ajudar. Inúmeras coincidências aconteceram na Galeria do Rock que nos levaram ali mesmo a personagens que cruzaram com ele.Fora um totem de Raul que achamos na cobertura do prédio,bem ao estilo do museu de Madame Tussaud. Juro que vi nisso bons sinais, excelentes eflúvios. Não temos a menor intenção de fazer uma biografia, muito menos um livro acadêmico cheio de teses sobre a vida e obra desse sensacional criativo.Queremos apenas fazer um trabalho honesto, na melhor acepção da palavra, que faça jus ao tamanho que Raul tem na música brasileira.Tamanho que vem sendo diminuido com a sucessiva ascensão de falsos brilhantes. E como o livro está num baita “work in progress” qualquer informação pode ser deixado nesse guichê ou no meu facebook. Histórias,mesmo que as mentiras sinceras sobre Raul, me interessam.

Ricardo Soares
diretor de tv, escritor e jornalista

IN: http://todoprosa.blogspot.com/2011/09/eu-e-raul-seixas_7904.html

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s