Dagomir Marquezi: O lugar que Raul Seixas merece

Publicado: 5 de janeiro de 2012 em Livros, Música, Music

O lugar que Raul Seixas merece

A BioBooks nasceu com um livro sobre Raul Seixas. Problemas de produção fizeram com que a biografia de Juscelino Kubitschek passasse na frente (ela vai ser lançada em abril).

Estamos retomando o trabalho sobre o autor de Tente Outra Vez. Raul é idolatrado pelos fãs, mas geralmente tratado com desprezo por quem escreve sobre música e cultura no Brasil. É reduzido a uma figura folclórica, o “maluco beleza”, o bebum, o roqueiro demente, o cara irresponsável que não comparecia aos próprios shows.

Essa fama tem base nos seus últimos anos de vida. Mas Raul Seixas é muito maior que essa caricatura. Ele foi um dos maiores criadores da história da música brasileira e basta ouvir seus discos para chegar a essa conclusão. Nós temos muitos “monstros sagrados” da MPB, intocáveis, adulados além do limite do ridículo. Raulzito merece um lugar (fora desse circulo), onde seja respeitado pelo grande e único artista que foi. Estamos trabalhando na BioBooks para isso.

Anúncios
comentários
  1. Leonardo Bruno de Sousa Araújo disse:

    Meu caro Dagomir, deixe estar, meu velho. Quer vitória maior pro nosso querido Raul do que, quase 23 anos depois de seu falecimento, ter uma multidão de fãs que só cresce a cada geração, e melhor ainda, ter uma multidão de bunda mole careta que sempre o coloca alguns degraus abaixo do que ele merece?
    É essa a beleza da coisa, entende?
    A não aceitação dessa gente para com Raul é talvez tão importante quanto o fascínio que exerce sobre milhões.A força do magrelo está justamente nisso: A CAPACIDADE DE INCOMODAR.

    E eu tenho certeza que o tal comportamento de final de carreira foi minuciosamente planejado. Como o corpo já não respondia tão perfeitamente- e era um instrumento de rebeldia-, o que ele fez? METAMORFOSE AMBULANTE. Se ausentava só de birra. Nós o entendemos, os fãs, e percebemos que na verdade tudo nào passou de uma grande piada. SÓ PRA VARIAR.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s