O Almanaque entrevistou Walter Carvalho, que dirige documentário sobre Raul Seixas.

Publicado: 25 de março de 2012 em Filmes, Música, Music, Televisão
Tags:,

‘Irreverência faz Raul ser querido por diversas idades’, conta diretor de documentário

O Almanaque entrevistou Walter Carvalho, que dirige documentário sobre o cantor Raul Seixas.

O diretor do documentário sobre Raul Seixas, Walter Carvalho, conversou com a repórter Mônica Sanches, no Almanaque. Walter mergulhou nesse universo durante anos. Foram quase 200 horas de material, 94 entrevistas e um ano e seis meses de montagem até surgir o filme: ” Raul, o início, o fim e o meio “.
Entre os artistas brasileiros que já morreram, Raul Seixas é o campeão de vendas. Fãs de várias gerações compram 300 mil discos dele por ano. As músicas de Raul continuam agradando jovens e mais velhos até hoje. E Walter fala sobre este interesse: “Não tenho explicação pro mito. Só atribuo que seja a irreverência. O caráter contestatório que atinge várias gerações”, define.

O programa mostra o talento de Raul Seixas, que misturou Luiz Gonzaga com Elvis Presley e Little Richard com Jackson do Pandeiro. Em 1972, a carreira de Raul decolou. Em 1979, ele operou o pâncreas, já com problemas de alcoolismo, e morreu dez anos depois. “Foi um meteoro que subiu e desceu”, diz Walter. O cineasta mostra todo o método de trabalho para elaborar o filme. Tudo começa nos cadernos cheios de desenhos e anotações. Ele conta também como foi a gravação com Paulo Coelho, que primeiro avisou que iria gravar apenas 45 minutos, mas acabou falando por duas horas e meia. Para Walter Carvalho, o documentarista tem que ter a sorte do goleiro na hora do pênalti, e ele teve essa sorte, com o aparecimento de uma mosca na hora da entrevista. Paulo disse que em Geneve, na Suíça, não tem mosca, que ela era Raul e que ele não ia matá-la. Walter Carvalho salienta que o filme tem duas cortinas: uma da vida privada e outra da vida pública, que às vezes se cruzam.

Veja o vídeo acessando o link abaixo.
http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2012/03/almanaque-entrevista-walter-carvalho-que-dirige-documentario-sobre-raul-seixas.html

Abaixo outra entrevista com Walter Carvalho no programa “SEM CENSURA”

Deixe um comentário