Raul Seixas no Salão do Livro de Guarulhos [Entrevista com Sylvio Passos]

Publicado: 4 de maio de 2012 em Livros, Música, Music
Tags:, ,

Raul Seixas no Salão do Livro de Guarulhos [Entrevista com Sylvio Passos]

Raul Seixas no Salão do Livro de Guarulhos [Entrevista com Sylvio Passos]

Toninho Buda e Sylvio Passos estarão no 3º Salão do Livro de Guarulhos na próxima sexta-feira, 11 de maio num debate sobre Raul Seixas.

Toninho Buda e Sylvio Passos estarão no 3º Salão do Livro de Guarulhos na próxima sexta-feira, 11 de maio, num debate sobre Raul Seixas.

Sylvio Passos

Fundador do mais importante fã clube de Raul Seixas, o Raul Rock Club, Sylvio Passos é também o autor dos livros Raul Seixas por ele mesmo e, em parceria com Toninho Buda, Raul Seixas, Uma antologia. Recentemente, trabalhou como consultor e depoente no documentário Raul – O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho. Considerado como uma espécie de enciclopédia ambulante sobre a vida e obra de Raul Seixas, ele acumula uma série de curiosidades, memórias, gravações e quinquilharias do cantor. Sylvio também é ator e músico e, além de covers de Raul, possui composições próprias.

1] Fale um pouco da sua trajetória como escritor/artista?

Sylvio Passos: Meu envolvimento com a música e com os livros iniciou-se bem cedo, ainda na escola primária e em casa com meus pais. Mas somente na década de 1980 é que intensificou, após conhecer Raul Seixas, e acabou tornando meu meio de vida. Nessa década produzi alguns discos, shows, fanzines e programam em rádio e TV. Na década seguinte, digo, 1990, logo após a morte de Raul Seixas, publiquei aquele que seria o primeiro livro sobre o ídolo do Rock Brasileiro – Raul Seixas Por Ele Mesmo, pela Martin Claret Editores e em 1992, pela mesma editora, lancei Raul Seixas, Uma Antologia em parceria com Toninho Buda. Nos anos seguintes e até a atualidade, tenho participado de inúmeros trabalhos acadêmicos (alguns lançados no mercado editorial), também produzi alguns discos póstumos de Raul Seixas.

Mais recentemente trabalhei como consultor e depoente no documentário Raul – O início, o fim e o meio, de Walter Carvalho. Também estou atuando como ator na peça teatral Meu Amigo Raul, de Ton Crivelaro e, finalizando, como gaitista e compositor na Putos Brothers Band.

2] Como você avalia a literatura brasileira?

SP: Definiria com uma única palavra: Riquíssima.

3] Qual a importância da literatura para a educação, principalmente das crianças?

SP: Fundamental. Como bem definiu Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros” .

4] Qual o último livro que leu ou está lendo?

SP: O último livro que li foi Vida, autobiografia de Keith Richards, dos Rolling Stones. Atualmente estou lendo O Lobisomem da Av. São João, romance do poeta cearense Costa Senna.

5] Qual foi o primeiro livro que leu?

SP: Meu contato com livros, como falei no início da entrevista, vem desde criança, com aquelas enciclopédias que toda família tinha de enfeite na estante antigamente mas ninguém usava. Foram, por assim dizer, meus primeiros brinquedos. Pelo que me recordo, os primeiros livros que li, ainda garoto, foram: A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson; Viagem ao Centro da Terra, de Julio Verne e O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas.

6] Qual livro marcou sua vida?

SP: Pergunta difícil de responder visto que meu gosto pela leitura é bem diversificado e a cada ano tudo tem um novo significado. Um título que me ocorre agora é O Homem e Seus Símbolos, de Carl Gustav Jung que me abriu um leque de possibilidades quando eu estava saindo da adolescência.

7] Qual livro gostaria de levar do ‘Salão do Livro de Guarulhos’?

SP: Qualquer um que aborde filosofia contemporânea. Talvez algum de Viviane Mosé, que adoro.

8] Qual a importância de eventos que promovam a literatura como o Salão do Livro de Guarulhos?

SP: Acredito que eventos que provam cultura e literatura são de importância singular, principalmente quando o público alvo são crianças e adolescentes, os futuros donos do Brasil. Então, um evento como o Salão do Livro de Guarulhos carrega em si não apenas a importância enquanto evento que promova literatura, mas também, uma parcela de responsabilidade pelo futuro do povo brasileiro.
IN: http://educacao.guarulhos.sp.gov.br/salaodolivro/2012/index.php?conteudo=71

Debate sobre Raul Seixas com Sylvio Passos e Toninho Buda
Salão do Livro: LETRA & MÚSICA – 16h30 às 17h30
Diálogos com compositores e especialistas da música brasileira.
09/05 – Kledir Ramil
10/05 – Lobão
11/05 – Sylvio Passos e Toninho Buda
Interlocutor: Cadão Volpato
Anúncios
comentários
  1. Fátima bioenergia disse:

    Vai lá Sylvio.. é o seu recado!
    Bem merecido esse evento!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s