Livro acadêmico sobre Raul Seixas disponível para download gratuito.

Publicado: 28 de fevereiro de 2014 em Livros, Música, Music
Tags:, , , , ,

“As formas fonográficas e a construção do cotidiano na obra de Raul Seixas” é resultado da dissertação de mestrado de Geanne Lima, professora dos cursos de Comunicação
Por: Carla Arantes

São Paulo, 21 de agosto de 1989. Lá se vão quase 25 anos desde que Raul Seixas se foi, deixando um legado na música brasileira. Tanto tempo depois, as canções do artista baiano, conhecido por sua irreverência e letras polêmicas, ainda estão vivas no cotidiano urbano. Essa atemporalidade de Raul Seixas chamou a atenção da radialista Geanne Lima, professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa. “Desde criança escuto Raul, meu irmão fazia parte do fã clube dele, em Cajazeiras (PB). E sempre me perguntei por que, até hoje, as pessoas gritam o famoso ‘toca Raul’ em alguns shows”, conta Geanne.

Por dois anos, durante o mestrado em Comunicação, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a professora se dedicou a conhecer o contexto social do Brasil numa época dominada pela ditadura militar, mas também marcada pela eclosão da cultura nacional; aprofundou-se na obra do protagonista de seu trabalho e identificou como, apesar de toda a mudança tecnológica e social, Raul Seixas continua atual. O resultado da pesquisa virou o livro virtual As formas fonográficas e a construção do cotidiano na obra de Raul Seixas, publicado pela editora Marca de Fantasia e disponível para download gratuito no site http://www.insite.pro.br/elivre%20geanne.html.

A obra é dividida em três capítulos. No primeiro, a autora apresenta um levantamento bibliográfico do surgimento dos movimentos pop, bem como da sociedade brasileira da década de 60, levando em consideração os aspectos culturais e políticos daquela época. O segundo mostra a passagem de Raul pela indústria fonográfica na década de 70 e alguns elementos que contribuíram para que o artista se tornasse um ídolo da música brasileira. Finalmente, no terceiro capítulo, Geanne Lima verifica como o repertório de Raul está inserido em uma nova cultura de difusão da atualidade e analisa cinco canções do compositor cujos temas contribuem para a permanência de sua obra. “Apesar de grande parte de sua obra ter sido criada num período de ditadura, Raul não se ateve apenas a este tema. Ele falou de religião, cultura, política, aspectos do cotidiano, com os quais as pessoas se identificam até hoje”, conclui Geanne.

IN: http://www.mauriciodenassau.edu.br/noticia/exibir/nid/598/cid/3/fid/1

Outros trabalhos acadêmicos que abordam a vida e a obra de Raul Seixas podem ser baixados gratuitamente acessando http://bdtd.ibict.br/ bastando para isso escrever Raul Seixas no campo de busca.

livro_download_gratis

Clique na imagem acima para baixar o livro gratuitamente.

Hoje e amanhã os Putos BRothers Sylvio Passos & Agnaldo Araújo em dose dupla. Confira abaixo.

No repertório: Raul Seixas, Sérgio Sampaio, Camisa de Vênus, Pink Floyd, Deep Purple, Gary Moore, Robert Johnson e muito mais.

Putos BRothers ACÚTICKO
Quando: SEXTA-FEIRA, 28 DE FEVEREIRO DE 2014
Onde: Café Filosófico Rock Bar
Av. Papa João Paulo I, 3766
Jardim Presidente Dutra – Guarulhos/SP
Tel: (11) 3715 7684
Abertura da casa: 18h00 – Inicio do show: 21h00
Quanto: 5 REAIS

Putos BRothers ACÚSTICKO
Quando: SÁBADO, 1º DE MARÇO DE 2014
Onde:Presley Rock Bar
Rua Galileu Menon, 262
Artur Alvin – Próximo ao Motel Ilha
Abertura da Casa: 16h00 Inicio do Show: 19h00
Quanto: GRÁTIS

www.putosbrothersband.com.br

comentários
  1. Eu, como fã e pesquisador da obra de Raul Seixas, não poderia deixar passar essa oportunidade, pois considero o Raul como um dos artistas mais fantástico que já conheci.

    Curtir

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s