HOJE É ANIVERSÁRIO DE 36 ANOS DO I FESTIVAL DE ROCK DE JUIZ DE FORA
Hoje é aniversário de uma das datas mais importantes da cultura da cidade de Juiz de Fora, MG. E vários artistas da cidade pleiteiam que seja criado o “Dia Municipal do Rock” em 13 de agosto, exatamente por isso. Foi a única vez que Raul Seixas esteve na cidade. Como ele foi parar lá?
Toninho Buda era colaborador da Revista Bizzu, que promoveu o Festival (ela viria a se transformar nos futuros jornais de rock “Internacional Magazine” e “Jornal do Rock”, do Rio de Janeiro). O dono da publicação, Marcos Petrillo, sabia que Toninho era amigo de Sylvio Passos, chegadaço de Raul Seixas na época. E pediu para ver a
possibilidade do artista tocar no Festival.
Deu tudo certo! E Raul ainda levou o Erasmo Carlos, que sempre foi seu grande amigo. Eles se apresentaram por volta de 4 horas da madrugada, um frio de lascar! Duas curiosidades a mais: era uma sexta feira 13, de agosto (mês de cachorro louco) e com lua cheia no céu! Mas o dinheiro arrecadado não dava para pagar os artistas e os empresários não queriam deixar Raul e Erasmo irem para o palco. Afinal, Raul estava com Miguel Cidras e vários músicos.
Mas Raul, vendo o desespero do Petrillo, virou pro Erasmo e disse: “A gente já está aqui mesmo, vamos lá tocar pros meninos!” E tocaram de graça! Esse era Raul Seixas, que merece agora todas as homenagens pelos 30 anos de sua morte (dia 21 de agosto 2019, na próxima semana)! Na foto a seguir, em um dos momentos da apresentação de Raul, Toninho Buda (com a túnica de discos voadores) e Sylvio Passos ao fundo, segurando o Liber OZ (o manifesto que Raul leria dali a pouco na apresentação da SOCIEDADE ALTERNATIVA). Quem viveu não esquecerá jamais!
Alguns momentos do festival estão disponíveis no YouTube.